Pesquisar
Close this search box.

Atenção: novo golpe frauda QR Code do Pix e código de barras de boleto de forma silenciosa; entenda como funciona

(Criador: Tris Hussey )

Criminosos têm encontrado uma maneira de desviar fundos transferidos via Pix para pagar contas de serviços como luz, água e telefone. Eles realizam essa fraude manipulando o documento anexo do e-mail, sem deixar rastros para o usuário.

Esses golpistas estão utilizando uma versão atualizada da ferramenta Reboleto, originalmente concebida para renovar boletos vencidos, mas agora com a capacidade de modificar o código QR presente na cobrança.

A vítima que realiza o pagamento da conta fraudulenta sofre um prejuízo duplo: perde o dinheiro transferido e ainda fica com a dívida pendente.

Criminosos também se apropriam da identidade visual de negócios reais para distribuir QR Codes do Pix fraudulentos.

Os estelionatários se aproveitam da tendência das empresas incentivarem a adesão ao envio de contas digitais. Há concessionárias de energia, água ou telecomunicações que oferecem descontos, em função da economia com papel e transporte.

Existe incentivo também para o pagamento via Pix, que não envolve as taxas do sistema bancário tradicional.

Para não deixar rastros, os criminosos usam um método de acesso ao email chamado de imap, que permite acessar e editar textos e documentos contidos em mensagens sem mostrar que as mensagens foram abertas ou adulteradas.

Com esse sistema, os golpistas acessam documentos em diversas contas de email comprometidas ao mesmo tempo. As mensagens que envolvem pagamentos são encontradas a partir de palavras-chave como “segue anexo o boleto”, “chave Pix” e “QR code Pix”.

O acesso ao email da vítima ainda depende de senha. Cibercriminosos conseguem comprar bancos de dados com informação de acesso a contas na internet ou roubá-la a partir de anúncios fraudulentos ou de um vírus espião, o stealer.

Às vezes, a palavra-chave vazada na deep web não é especificamente a do email, mas as pessoas também têm o hábito de repetir senha.

Outra vulnerabilidade são senhas muito simples, como “123456” ou “123mudar”. Um software chamado “força bruta” testa possibilidades de senhas até conseguir acesso à conta e palavras-chaves triviais são os primeiros chutes.

A vítima ainda pode perceber a fraude, caso verifique o remetente do Pix. “Os criminosos mais detalhistas criam microempresas com nomes parecidos com o das empresas que emitiram o boleto, mas outros simplesmente colocam a conta de um laranja”, diz Fabio Assolini, chefe de equipe de analistas de segurança da Kaspersky, empresa que descobriu o novo golpe.

Caso a vítima identifique o golpe prontamente, existe a possibilidade de o banco reverter a transação do Pix, uma vez que esse sistema de transferência pode ser rastreado.

No entanto, os criminosos virtuais geralmente dividem os fundos entre diversas contas laranjas de forma rápida, visando dificultar a localização do dinheiro.

Os montantes das transações normalmente permanecem inalterados, a fim de preservar a credibilidade do golpe.

Os estelionatários preferem boletos com altos valores. “O acesso ao email de um funcionário do setor financeiro de uma empresa pode fazer grandes estragos”, diz Assolini.

Outro modo de checar a procedência do boleto é usar a opção do internet banking que lista todos os boletos emitidos para um CPF ou CNPJ, o débito direto automático. Assim, a pessoa conseguirá ver a cobrança original e o código fraudulento.

*Folha do SP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Curtiu? Compartilhe!

Categorias