A mais recente pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza, divulgada nesta semana, mostra novos dados sobre as intenções de voto espontâneas e estimuladas. Na intenção de voto espontânea, em que os eleitores indicam seus candidatos sem uma lista prévia, André Fernandes (PL) aparece na liderança. Candidato de Jair Bolsonaro na capital cearense, ele saltou 4 pontos e agora crava 10% das intenções de voto.
Capitão Wagner, do União Brasil, também apresentou crescimento, ganhando 3 pontos e chegando a 9%. José Sarto (PDT), que busca a reeleição, subiu 2 pontos, somando 8%, enquanto Evandro Leitão (PT) oscilou positivamente, alcançando 4%. Além disso, 1% dos entrevistados mencionaram um candidato do PT sem especificar um nome.
Outros dados da pesquisa revelam que Eduardo Girão manteve 1% das intenções de voto. As respostas que citam outros candidatos caíram 5 pontos, agora somando 1%. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato caiu 4 pontos, ficando em 4%. Já o número de indecisos diminuiu em 3 pontos, atingindo 61%.
A pesquisa comparou os resultados atuais com os obtidos em junho. O levantamento atual foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto, com 644 entrevistas em Fortaleza, e tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de número CE-08395/2024.
Já na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Capitão Wagner lidera com 29% das intenções de voto, mas enfrenta um cenário de empate técnico com José Sarto, que aparece com 23%. André Fernandes vem em seguida, com 16%, seguido por Evandro Leitão, com 10%.
Eis os números da pesquisa estimulada:
Capitão Wagner (União Brasil): 29%
José Sarto (PDT): 23%
André Fernandes (PL): 16%
Evandro Leitão (PT): 10%
Eduardo Girão (Novo): 5%
Chico Malta (PCB): 1%
Técio Nunes (PSOL): 1%
Zé Batista (PSTU): 1%]
George Lima (Solidariedade): 0%
Votos em branco/nulo: 9%
Indecisos: 6%
*Conexão política