O fenômeno, que tem formato semelhante ao de um pequeno tornado, foi filmado
Banhistas que aproveitavam a tarde de sábado (23) na Praia do Maceió, no município de Camocim, no litoral oeste do Ceará, foram surpreendidos por uma tromba d’água. O fenômeno, que tem formato semelhante ao de um pequeno tornado, foi filmado pelo personal trainer Marcello Parente, que estava com a família no local.
O fenômeno se formou longe da faixa de praia, em um momento em que o céu da Praia de Maceió estava completamente nublado e ventava bastante. “Olha o tornado chegando. Caraca!”, exclamou Marcello, de 42 anos, durante a filmagem. Ele assistiu ao fenômeno de cima do motorhome no qual está viajando com a família e amigos pelo município de Camocim.
Segundo Marcello, a tromba d’água durou menos de 10 minutos e depois se afastou mar adentro. O fenômeno veio acompanhado de vários trovões, e choveu na praia após ele se dispersar. Apesar do susto, a tromba d’água não estragou o passeio do grupo. “O mar estava muito bom para banho, água morna. Ficamos tomando banho de mar com essa chuva por umas 2 horas”, disse Marcello.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que choveu cerca de 40 milímetros no município de Camocim entre as 7 horas da manhã de sábado e as 7 horas da manhã deste domingo (24).
A tromba d’água é um fenômeno que ocorre na água, semelhante a um tornado, mas mais fraco e geralmente não afeta a costa. Ele está associado a fortes pancadas de chuva e é caracterizado como um prolongamento que ocorre na base de uma nuvem de tempestade. Quando esse prolongamento, que parece um funil, toca a superfície da água, ele chega a levantar e sugar parte da água.
*Por Edwalcyr Santos/Portal Paraíso