No último domingo, 10, a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) confirmou o 3° caso de varíola dos macacos do Ceará. O paciente é um homem de 26 anos, residente de Fortaleza, e possui histórico de viagem à São Paulo. Este é o segundo caso da chamada “monkeypox” na capital.
A primeira confirmação de Fortaleza foi de um paciente de 35 anos, também do sexo masculino, com histórico de viagem aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O outro caso é de Russas, no interior do estado, um homem de 43 anos que não se tem informações sobre deslocamento para cidades onde há confirmações de ocorrência da doença.
Até o momento, no Ceará, já foram notificados 26 casos suspeitos, dos quais 16 foram descartados. 9 descartes são de Fortaleza, 1 de Maracanaú, 1 de Cedro, 1 de São Gonçalo do Amarante, 1 de Caridade, 1 de Ocara e 1 de Guaramiranga. Outros 7 casos ainda estão sob investigação em cidades como Aracoiaba, Juazeiro do Norte, Quixadá e Maranguape, cada município com uma suspeita. A capital, por sua vez, está investigando três possibilidades.