Pesquisar
Close this search box.

Rejeição a Lula sobe no Nordeste, única região onde venceu Bolsonaro

(Valter Campanato/Agência Brasil)

A desaprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva segue em alta no Nordeste, única região em que o presidente da República obteve mais votos do que Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

Lula tem agora 46% de desaprovação na região, contra 37% em janeiro. A aprovação do terceiro mandato do petista caiu de 59%, no último levantamento, para 52%.

Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2/4). Apesar do resultado negativo, o Nordeste é a única região onde a aprovação supera a desaprovação. Em todas as outras, o governo Lula é reprovado pelos entrevistados: Sudeste, 60%; Sul, 64%; e Centro-Oeste e Norte, 52%.

A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Pior índice desde o início do mandato

Nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta, aponta que a reprovação ao governo do presidente Lula chegou a 56%, o pior índice desde o início do mandato.

O número representa aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em janeiro, no qual a avaliação negativa do petista era de 49%.

Ainda de acordo com a sondagem, 41% dos entrevistados aprovam a gestão do petista – eram 47% em janeiro –, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

Trata-se do primeiro levantamento após o pacote de medidas divulgadas pelo governo para tentar reverter a maré de reprovação. No início de março, o presidente aprovou um conjunto de ações para reduzir o preço dos alimentos, fator apontado como crucial na reprovação do petista.

*Metrópoles

Postagens Relacionadas