Pesquisar
Close this search box.

Previsão da Funceme é de mais chuvas na capital e interior no fim de semana

O último dia da quadra chuvosa de 2022 foi 31 de maio, mesmo assim, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alertou que a previsão seria de precipitações isoladas nos dois primeiros dias do mês de junho. A Funceme já havia informado que eventos como a formação de áreas de instabilidade, principalmente sobre o oceano, poderiam levar a ocorrência de chuvas, por vezes, bastante intensas no “Pós-Estação”. “Para junho, há indicativos que as chuvas continuem acima do esperado”, afirma Frank Baina, meteorologista da Funceme.

Nesse contexto, a Fundação divulgou que hoje, 3, ainda deve chover isoladamente em todas as  macrorregiões, porém com maior concentração na faixa litorânea e no centro-sul do Ceará. De acordo com o meteorologista as condições descritas devem se manter até sábado, especialmente durante os períodos da madrugada e da manhã. 

Baina afirma também que, apesar das precipitações intensas, a quadra chuvosa do Ceará terminou com chuvas dentro da normal climatológica. “Um dos principais fatores para este cenário foi a atuação direta e indireta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, detalha. 

Além da faixa litorânea, espera-se que os maiores acumulados de chuva sejam no Maciço de Baturité. Já no sul do Ceará, como no Cariri, no sul do Sertão Central e na região dos Inhamuns, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais isolada, uma vez que são provocadas, principalmente, por efeitos locais, tais como: temperatura, umidade e relevo.

Postagens Relacionadas