
Depois de meses de articulação nos bastidores e muita especulação, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão, confirmou que irá se filiar ao PT, que já era uma das siglas mais cotadas para recebê-lo com a sua saída do PDT.
Evandro esteve reunido na manhã dessa segunda-feira (11) com o presidente estadual do PT, Antônio Filho (Conin), além de deputados da bancada petista na Alece, para fazer formalmente o seu pedido de filiação ao Diretório Estadual do PT. A informação já havia sido antecipada por alguns petistas e, em seguida, confirmada pelo próprio Evandro.
“É com muita alegria que compartilho com vocês uma das mais importantes decisões da minha vida pública. Com muita honra dei entrada no meu pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores”, disse Evandro em publicação nas redes sociais, na qual também tratou de destacar sua proximidade com o PT e lideranças petistas.
“Na minha trajetória política sempre estive muito próximo do PT, fazendo parte de um mesmo projeto no Ceará, tendo, inclusive, sido líder do Governo Camilo na AL (Assembleia Legislativa). Mais que respeito e admiração pelo PT, comungo dos mesmos ideais, da luta pela democracia e por mais justiça social. E quero contribuir, junto com tantos e tantas, para o crescimento do nosso Ceará e para a reconstrução do Brasil”, afirmou o presidente da Alece.
O anúncio do ingresso de Evandro no PT foi celebrado por aliados dele importantes no partido, como o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Evandro Leitão é pré-candidato a prefeito de Fortaleza nas eleições municipais de 2024. Estando no PT, a expectativa agora é se ele será o candidato da sigla no pleito. A entrada dele no PT gera embates com alguns membros da legenda, que já conta com pelo menos quatro pré-candidatos: a deputada Luizianne Lins; o deputado Guilherme Sampaio; a deputada Larissa Gaspar e o ex-deputado Artur Bruno. Evandro, que tem o apoio de Camilo e Elmano para disputar a Prefeitura de Fortaleza, deve concorrer internamente no PT com os nomes já postos.
*oestadoce