Nos primeiros cinco meses deste ano, o Ceará sofreu aumento no número de ocorrências de furto. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro a maio, foram registrados 21.213 delitos, o que representa aumento de 30,9% comparado ao mesmo período em 2021, em que ocorreram 16.198 furtos.
Conforme os dados estatísticos da pasta, o salto de ocorrências de furto foi exponencial, aumentando a cada mês. Em janeiro, foram registrados 3.463; em fevereiro, o número foi de 3.855; em março, foram 4.257 e, em abril, 4.561.
No entanto, o mês que lidera a incidência dos crimes em todo o Estado, até então, é maio último, que contabilizou 5.077 ocorrências. Ainda segundo as forças de segurança, a região do Cariri teve em 2022 o total de 1.654 furtos, ficando atrás apenas das Áreas Integradas de Segurança 4 e 5, referente a bairros da Capital.
Em nota sobre a variação dos furtos no Ceará, a SSPDS informa que segue trabalhando por meio de suas instituições vinculadas para combater a prática desse tipo de delito. Para tanto, algumas ações seguem em expansão, como as instalações de bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de Centrais de Videomonitoramento.
*Com informações do o Povo