Pesquisar
Close this search box.

O preço da liberdade é a eterna vigilância

“O preço da liberdade é a eterna vigilância.” Thomas Jefferson. Certamente, o pensador e presidente da maior democracia do planeta por dois mandatos, os EUA e também autor do texto da declaração da independência Norte Americana, proferiu essa frase célebre, no contexto em que só as nações verdadeiramente democráticas, são realmente livres e por isso, podem garantir ao cidadão, a dignidade e a prosperidade tão desejadas.

Pensemos no Brasil, um gigante de dimensões continentais que ao longo de sua história, passou por diversas rupturas com a democracia. Por aqui tivemos presidente Fascista, comunista, socialista…e olha que não estou falando do atual, Jair Messias Bolsonaro, tampouco de 1964, que para mim não foi nenhum golpe contra o estado democrático de direito, pois na época caminhávamos para a ditadura do proletariado, a implantação do comunismo, ao contrário, foi um ato heroico, de bravura e revolucionário, das forças armadas do Brasil. Mas, voltando ao assunto, é inegável que estamos vivendo um momento diferente em nossa história, não se sabe ao certo o que aconteceu e a real explicação para a mudança de paradigma que nós estamos experimentando. Alguns atribuem a internet e o mundo exposto na palma de nossas mãos, através dos Smartfhones, pelas redes sociais, blogs, sites e que tal diversidade e instantaneidade de informação, a facilidade para acessar os veículos de comunicação, são a resposta para esses questionamentos.

Talvez a sociedade brasileira tenha ficado mais crítica, ou mais seletiva no sentido de exigir melhor qualidade e uma postura diferente de suas figuras públicas e autoridades. É fato, mas a nova atitude do cidadão no Brasil me agrada demais e explico: hoje nós vemos pessoas conversando sobre política, analisam decisões do poder judiciário e até acompanham as sessões da Suprema Corte, etc.

Sigamos em frente e dia a dia percebamos o que ocorre a nossa volta, estejamos sim, dispostos a exercer o poder que na democracia emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, segundo a constituição de 1988, sempre adiante, vigilantes e atentos.

Não esqueça! “O preço da liberdade é a eterna vigilância”. Thomas Jefferson!

Por Luís Augusto. Redator e editor do Portal Cearense News.

Postagens Relacionadas