Em primeiro lugar devo dizer: devemos obediência as autoridades, mas quero chamá-lo a refletir sobre os dados relacionados a Covid-19, envolvendo o número de casos e de mortes no Brasil.
Olhe com bastante atenção os casos e as mortes por estado e região:
Não parece estranho que no Amazonas por exemplo, existam muito mais casos e mortes do que em outros estados da Região Norte, que tem o mesmo clima, temperatura e umidade do ar?
E o Ceará, que aparece em terceiro lugar em número de casos e como o quarto em mortes, observe no quadro acima os números de outros estados do Nordeste, que tem as mesmas condições climáticas do nosso, como Rio grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Sergipe, Piauí.
Grande parte da comunidade científica mundial e muitos infectologistas, acredita que o novo coronavírus se propaga com maior velocidade em lugares, com condições de temperatura abaixo dos 10 graus, que é o caso dos EUA nessa época do ano e de países do velho continente; Itália, Espanha…
Acho esquisito que o Amazonas localizado na região mais quente e úmida do país e que o Ceará, igualmente quente, estejam no topo, entre os estados que apresentam elevado número de casos, especialmente, já que as mortes nos dois estados, são poucas, enquanto seus vizinhos, nas duas regiões apresentam baixo número de casos e de mortes pela Covid-19. E você o que acha?
Amazonas e Ceará estariam adulterando os seus números? Pensar e perguntar não ofende, pelo menos, eu acho.
Por Luís Augusto. Teólogo, Radialista, Jornalista (4283/CE) – Portal Cearense News.