Todos sabemos que os suplentes de vereador de Nova Russas, irão para disputa eleitoral em outubro, próximo, dispostos a conquistar uma vaga no parlamento municipal e devem se unir no máximo, em dois partidos, aproveitando as mudanças na legislação que colocou ponto final nas coligações para as eleições proporcionais.
A Emenda Constitucional 97/2017 garante aos partidos políticos autonomia para definir o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, sendo vedada a sua celebração nas eleições proporcionais.
A Emenda Constitucional também quebra a obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.
Na sessão desta quarta-feira, 12/02/20 na câmara municipal de Nova Russas o assunto pautou uma boa parte do tempo e foi motivo de debate entre o vereador Denilson e a suplente Dalva Abreu, no cargo de Vereadora, por causa da licença do titular, Antônio Carlos.
Denilson, com uma certa dor de cotovelo, disse não ser contra os suplentes ocuparem uma cadeira no parlamento, no lugar dos titulares e no decorrer dos seus mandatos, deixou a câmara diversas vezes para que o suplente imediato assumisse. O vereador disse também que toda a polêmica em torno desses grupos não corresponde a verdade, que o movimento para excluir vereadores não tem cabimento e é fora da realidade.
Dalva Abreu rebateu dizendo não acreditar que atitude tão mesquinha e egoísta em relação aos suplentes, tenha partido do vereador Denilson, que está vereadora, tem muito o que fazer para perder tempo com “certos assuntos” e sua profissão não é política.
Confira:
Não resta dúvida haver uma preocupação maior com a eleição proporcional nesse ano, por tudo que está posto; mudança na legislação e uma determinada obstinação dos suplentes que não querem mais servir de buchas para vereadores como o Denilson e por vislumbrarem a grande chance de suas vidas de chegarem a câmara municipal.
Só nos resta aguardar para vermos no que vai dar!
(Portal Cearense News, com informações do Ceará Notícias).