Pesquisar
Close this search box.

Cem mil cearenses podem ficar sem água potável por falta de verbas

A Operação Carro-Pipa é uma ação emergencial do Governo Federal criada para levar água potável a municípios afetados por seca ou estiagem. Contudo, neste mês de outubro, o Comando Militar do Nordeste (CMN) concluiu que apenas 44% da verba necessária foi entregue para a realização do projeto. Dessa forma, mais de 100 mil pessoas podem ficar sem acesso à água em 22 municípios.

O aumento na temperatura pode levar a uma maior demanda por água em todas as regiões secas. No Ceará, O programa tem como principal objetivo abastecer 22 cidades. Dentre os todos os habitantes desses municípios, 6.641 moradores da zona rural dependem exclusivamente dos caminhões pipa para ter acesso à água potável.

No calendário de abastecimento da OCP consta que a entrega de água potável está agendada apenas até o dia 16 deste mês. Porém, não há verba governamental necessária para a realização da operação, que é administrada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Seca no Ceará

Após o fim do período chuvoso no Ceará, que se concentra entre fevereiro e maio, o Estado apresenta redução nas precipitações. Em todo o Nordeste, 53 municípios entraram em estado de emergência durante o primeiro semestre de 2023, devido à estiagem. No Ceará, após quatro meses sem cenário de seca, o estado apresentava atualmente 33,73% do território impactado pelos efeitos da estiagem.

*Estadoce

Postagens Relacionadas