Pesquisar
Close this search box.

Lula e Haddad fazem do Real, a moeda que mais perdeu valor em 2024

(Foto: Ricardo Stuckert)

O real brasileiro foi a moeda que mais perdeu valor frente ao dólar em 2024, liderando a desvalorização entre as 20 principais divisas negociadas no mundo. Até 17 de dezembro, a moeda acumulava uma queda de 21,52%, segundo a consultoria Elos Ayta, e atingiu 24,30% após o fechamento da última quarta-feira (18).

O patamar se aproxima do observado em 2020, ano da pandemia, quando o real desvalorizou 22,44%. Na quarta-feira (18), o dólar fechou a R$ 6,267, um novo recorde nominal, com alta de 2,78%.

Apesar de avanços no pacote fiscal no Congresso, as incertezas quanto à aprovação completa das medidas, aliadas à sinalização do Federal Reserve sobre a desaceleração do corte de juros nos Estados Unidos, impulsionaram o dólar. A redução de apenas 25 pontos-base pelo Fed reforçou a atratividade da moeda norte-americana, sustentando sua valorização.

Entre as moedas que mais se desvalorizaram em 2024, destacam-se o peso mexicano (-16%), a lira turca (-16%), o rublo russo (-15%) e o won sul-coreano (-10%). O euro, por sua vez, perdeu 5% frente ao dólar.

Por outro lado, apenas três moedas apresentaram desempenho positivo ou estável em relação ao dólar: o dólar de Hong Kong (+0,6%), o rand sul-africano (+1%) e a libra esterlina, que permaneceu praticamente estável.

Abaixo o ranking completo:

*Conexão Política

Postagens Relacionadas