Uma mistura de diferentes tipos de agrotóxicos foi detectada na água consumida por parte da população das cidades de Ararendá, Caucaia, Fortaleza e Russas. A informação é resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil.
Os dados foram obtidos através de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.
Apesar da maioria dos exames identificar uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo MS para cada tipo de substância isoladamente, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas.
A mistura, chamada de “efeito coquetel”, pode gerar consequências ainda desconhecidas ao organismo humano.
Em Fortaleza, os 27 agrotóxicos foram encontrados na rede de abastecimento da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), responsável pelo abastecimento de água de 152 municípios do Ceará.
Em nota ao Jornal Jangadeiro, a Cagece informou que “o abastecimento de água em Fortaleza não oferece nenhum risco para a população, visto que os parâmetros estão dentro dos padrões de potabilidade de água estabelecidos na Portaria de Consolidação nº5 do Ministério da Saúde”.
*Informações com jornal Jangadeiro