Pacientes de covid-19 faziam home office
Maioria não usava transporte público
Dado é uma surpresa, diz governador
Estudo preliminar divulgado pelo governo de Nova York nesta 5ª feira (7.mai.2020) mostrou que 66% das pessoas internadas no Estado com sintomas da covid-19 seguiam o isolamento social. Outras 18% estavam confinadas em lares de idosos.
O levantamento, realizado na última semana, contabilizou 1.000 pacientes que estão em observação em 100 hospitais do Estado.
O governador Andrew Cuomo disse que os números mostram que as novas infecções têm sido causadas em decorrência de “comportamentos pessoais”. O democrata declarou que as medidas de isolamento ajudaram a frear a disseminação do vírus em Nova York.
Segundo o estudo, mais de 80% das hospitalizações registradas no período foram de pessoas que não usavam transporte público. A maior taxa de internação (59%) foi de pessoas acima dos 60. A grande maioria, 96%, tinham comorbidades –doenças crônicas pré-existentes. No Brasil, o governo não levanta essas informações sobre os pacientes hospitalizados com o novo coronavírus.
Até esta 5ª feira (7.mai), o Estado de Nova York registrava 337 mil casos da covid-19, sendo 26.365 mortes. Nos Estados Unidos, já são quase 1,3 milhão de casos e 76.905 mortes. (Poder 360).