Pesquisar
Close this search box.

Calor intenso impacta o Ceará; veja cidades mais quentes

Em Jaguaribe e Barro na semana passada os termômetros registraram temperaturas supeirores a 40ºC

A “onda de calor” associada ao aumento da temperatura em diversas cidades brasileira na última semana teve impacto, ainda que em menor escala, no Ceará, com município que ultrapassou a marca dos 40ºC. Nos próximos dias, o calor deve ser acima da média histórica na região do Sertão de Crateús, onde os dias podem alcançar os 38°C.

O fenômeno que tem causado essas ondas de calor em vários estados do Brasil, inclusive no Ceará, é resultado de uma área de alta pressão da atmosfera que cobre a maioria dos estados. Além disso, no Estado, o período conhecido como B-R-O BRÓ e o El Niño também são motivos relevantes para as altas temperaturas.

Nos meses de setembro, outubro e novembro, o B-R-O BRÓ, as temperaturas são normalmente mais altas, porque há menos nuvens e a radiação solar afeta o Estado sem essa “barreira” natural. 

“Isso (ondas de calor) afeta aqui as nossas temperaturas? Está tendo alguns impactos sim. Na semana passada, tivemos dois municípios que passaram os 40°C, Jaguaribe e Barro, isso está totalmente acima da temperatura máxima esperada”, detalha Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste contexto, a Funceme lançou uma ferramenta para prever picos de temperatura no Estado nesta quarta-feira (20). As estimativas são para o período de 3 a 5 dias.

CONFIRA AS CIDADES MAIS QUENTES ATÉ O MOMENTO

  • Barro: 40,5°C (15/09/2023)
  • Jaguaribe: 39,4°C (15/09/2023)
  • Camocim: 38,8°C (20/09/2023)
  • Amontada: 38,7°C (20/09/2023)
  • Santa Quitéria: 38,5°C (15/09/2023)

Outubro, inclusive, é o mês de maior incidência de radiação solar no Estado, o que é algo ótimo para a geração de energia, por exemplo. Por outro lado, a população precisa lidar com o desconforto nestes dias.

“Dentro do Ceará vai estar quente, mas as áreas que podem ter temperaturas máximas mais altas do que o normal é o Sertão, principalmente o de Crateús, na parte Oeste do Estado”, completa a especialista.

Para se ter uma noção, em Crateús, a temperatura máxima média para o mês de setembro é de 34,6°C. Contudo, as previsões da Funceme indicam que a região deve ter temperatura máxima de cerca de 38ºC. “Muito acima do valor climatológico para o mês”, como frisa Meiry.

Só lembrando

Nova Russas é um dos 13 municípios localizados na área de abrangência dos Sertões de Crateús.

*Diário do Nordeste

Postagens Relacionadas