As altas temperaturas que já vêm sendo registradas no Ceará este mês são comuns para o período.
Imagens registradas por testemunhas, mostram a camada de asfalto derretendo e virando uma espécie de ‘óleo’ na via pública. O serviço, executado há cerca de quatro meses pela Superintendência de Obras Públicas( SOP), do Governo do Ceará, deverá passar por reparos.
Calor no Ceará
O município de Barro, por exemplo, registrou, na tarde de sexta-feira (25), o maior pico de temperatura do Ceará no ano de 2023: 40,8 ºC.
Conforme dados do sistema de monitoramento que reúne informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o valor extremo ocorreu entre as 16 e 17h.
Até então, o recorde mensal havia sido no mesmo município, na quinta-feira (24). Na ocasião, 38,6 ºC. Porém, nesta sexta, além do recorde de 2023, foram registrados picos de 40,4 ºC em Jaguaribe e 38,9 ºC, em Santa Quitéria.
As altas temperaturas que já vêm sendo registradas no Ceará este mês são comuns para o período. Conforme a Funceme, com a escassez de chuvas e o céu mais claro, há uma maior incidência da radiação solar, deixando a atmosfera mais aquecida.
*gcmais