Pesquisar
Close this search box.

Brasil tem o 10º maior poderio militar do mundo. Veja ranking

EUA tem as maiores Forças Armadas do mundo, seguido pela Rússia, segunda em poderio militar do planeta.

O poderio militar do Brasil é o 10º maior do mundo. O país é o segundo mais forte das Américas, perdendo no continente apenas para os Estados Unidos, que são os líderes mundiais. Os dados são do site GlobalFirePower, que faz anualmente um levantamento do poder militar de países por todo o planeta, denominado GFP Index. O ranking das potências militares de 2022, divulgado em janeiro, avaliou 140 países.

O desempenho do Brasil foi classificado como “excelente” pelo GFP Index em 34 dos 47 itens considerados, que se subdividem em oito grandes áreas: recursos humanos, força aérea, força em terra, força naval, recursos naturais, logística, finanças e fatores geográficos. Já em quatro quesitos o Brasil recebeu avaliação ruim: dívida externa, fronteiras e quantidade de porta-aviões e de destróieres.

No levantamento das potências militares de 2021, o Brasil ocupava a 9ª posição. A queda, porém, não representa um declínio do poder militar brasileiro. Isso porque o GFP Index atribui a cada país uma nota, que é mais positiva quanto mais próxima estiver de zero. A nota do Brasil em 2021 foi de 0,2026, e a de 2022 é de 0,1695 – pelos números, portanto, o Brasil teria evoluído entre um ano e outro.

A queda no ranking ocorreu porque o país foi ultrapassado pelo Paquistão, que era o décimo no ano passado. Oscilações na posição são habituais na lista. O Brasil chegou a ocupar o 25º lugar em 2006 e saltou para a nona colocação em 2007. A melhor colocação já obtida pelo país foi o oitavo lugar alcançado em 2010.

Os EUA lideram o ranking, com nota 0,0453. A Rússia é a segunda colocada, com 0,0501. Entre os vizinhos do Brasil, o de desempenho mais próximo no ranking das potências militares é a Argentina, que ficou na 40ª posição, com nota 0,6091. O Brasil supera no ranking algumas potências econômicas, como Itália (11ª colocada), Alemanha (18ª) e Canadá (23ª).

Confira ranking:

Créditos: prof. Franklin Ferreira.

Postagens Relacionadas