A guerra entre as facções criminosas que dominam o estado é apontada como fator preponderante para a alta criminalidade.
O município de Caucaia, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), é a cidade do país com a maior taxa de mortalidade do país: 98,8 mortes por 100 mil moradores. Os dados são referentes ao ano de 2020 e foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Um dos pontos apontados como motivo para tal número é a guerra de facções criminosas que acontece em todo o Ceará, envolvendo o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e a Guardiões do Estado (GDE). As disputas acontecem não somente na capital, Fortaleza, como também no interior do Estado. Em Caucaia, além das três facções criminosas citadas, ainda existe a “Comando da Laje“, que nasceu entre o final do ano de 2019 e início de 2020 de uma dissidência da CV e que, atualmente, trava uma batalha sangrenta com a GDE.
A região Nordeste é a que apresenta as maiores taxas de mortes violentas. Dos 20 municípios com maiores taxas, 18 são do Nordeste. Salvador, na Bahia, por exemplo, é a capital brasileira com maior índice de mortes violentas: 49 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Os números incluem apenas as cidades com mais de 100 mil moradores.
O anuário divulgado nesta quinta-feira indica que os números de mortes violentas intencionais voltaram a aumentar no país em 2020, indo no caminho contrário da tendência de queda dos dois anos anteriores. CN7