O território em disputa compreende os municípios cearenses de Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croata, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.
O Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) assumiu a tribuna da Câmara dos Deputados nesta tarde de quarta-feira para fazer uma defesa implacável do território cearense na disputa com o Estado do Piauí, que vem sendo objeto de processo no STF.
O Deputado enfatizou que o conflito vai muito além dos aspectos geográficos, jurídicos e econômicos, reforçando a importância de serem preservadas as questões históricas, sociais, culturais e de identidade da população e dos municípios cearenses.
O Deputado Eduardo Bismarck clamou ao STF que se atente prioritariamente aos desejos da população habitante da região, e não apenas aos aspectos técnicos dessa disputa.
Litígio
O estudo realizado, mostra que o Ceará pode perder 6.519 km do seu território, que abrange os municípios de Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croata, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. Isso corresponde a 35 distritos e 806 localidades.