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INSS recebe quase meio milhão de queixas por descontos indevidos no 1º dia de nova ferramenta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi inundado por reclamações de beneficiários logo no primeiro dia de funcionamento de sua nova ferramenta de contestação de descontos indevidos. Segundo o presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, 473 mil pessoas registraram queixas até as 16h desta quarta-feira (14) — um volume que representa 98,6% de todas as solicitações feitas no sistema desde que ele foi liberado.

A avalanche de reclamações veio na esteira de um alerta massivo enviado pelo INSS na terça-feira (13), quando 9,4 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados pelo aplicativo Meu INSS sobre possíveis descontos realizados por associações ou entidades de forma não autorizada.

A nova ferramenta, acessível pelo site e aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, permite que os usuários vejam o nome da entidade que realizou o desconto e declarem se autorizaram ou não a cobrança. No entanto, a transparência prometida pelo presidente do INSS sobre os valores envolvidos e as entidades responsáveis ficou para depois. Embora houvesse o compromisso de divulgar essas informações a partir desta quarta, a autarquia decidiu segurar os dados até que finalize a tramitação administrativa com as associações investigadas.

“Depois de verificar quem gerou o dano, a gente vai verificar de onde vai vir o dinheiro”, afirmou Gilberto Waller Júnior, admitindo a possibilidade de o Tesouro Nacional ter de arcar com os ressarcimentos, caso as entidades não devolvam os valores em até 15 dias úteis.

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