O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) denunciou formalmente o vereador Inspetor Alberto (PL) nesta segunda-feira (28/10) e pediu a cassação do mandato do parlamentar após a repercussão de um vídeo em que ele aparece maltratando um porco.
O caso viralizou no último fim de semana, às vésperas do segundo turno das eleições municipais — em que André Fernandes (PL), o candidato apoiado pelo vereador para a Prefeitura de Fortaleza, foi derrotado nas urnas por Evandro Leitão (PT).
Em comunicado enviado pelo órgão, a autarquia detalha que a denúncia foi apresentada pelo presidente do Conselho, Daniel Viana, e foram acionados o Ministério Público do Ceará (MPCE), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).
O CRMV-CE entende que as imagens representam “clara demonstração de brutalidade e desrespeito pelo bem-estar animal” e que o ato, “além de inaceitável do ponto de vista ético, ocorre em um momento em que a sociedade clama por respeito e proteção aos direitos dos animais”.
Na noite de domingo (27), o vereador enviou uma nota à imprensa, assinada pela sua assessoria jurídica, o político nega que quis “causar dor ou desprezo” ao animal e afirma que repudia “as acusações de menosprezo e maus-tratos aos animais” feitas contra ele. Nega, ainda, que o “trato com o animal” tenha se dado “única e exclusivamente para a gravação do vídeo” e alega que estava transferindo o porco de um lugar para o outro e, “durante esse trâmite, aproveitou e proferiu algumas palavras no bojo do cenário político”.
*DN