Três poços localizados no município de Santa Quitéria, a 223 km de Fortaleza, foram interditados após a detecção de uma concentração de urânio sete vezes superior ao limite permitido para consumo humano. A medida foi tomada para evitar riscos de contaminação à população local, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O problema foi identificado há cerca de 10 dias no distrito de Trapiá. Conforme informações divulgadas pelo colunista Armando de Olliveira Lima, do O Povo.
A concentração de urânio nas águas dos poços foi resultado de um processo natural, segundo a Sesa. Desde então, o governo do Ceará agiu rapidamente para garantir a segurança dos moradores, com a interdição dos poços afetados e o envio de 15 carros-pipa diários para abastecimento de água potável.
Enquanto os poços permanecem interditados, o governo tem garantido o abastecimento de água para a população do distrito de Trapiá por meio de carros-pipa. Além disso, o funcionamento de uma adutora, que trará água do açude Araras, está previsto para esta semana, o que proporcionará uma solução mais duradoura.