Pesquisar
Close this search box.

Decisão do TSE deve esvaziar o PDT no Ceará; entenda

(Foto: Kid Jr./Diário do Nordeste)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recursos dos diretórios cearense e nacional do PDT que solicitavam o impedimento de deputados estaduais de saírem do partido sem que perdessem o mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A relatora foi a ministra Maria Isabel Gallotti, que proferiu a decisão na última segunda-feira, 26.

A ministra confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que reconheceu justa causa para 14 deputados estaduais do PDT saírem do partido sem risco de perder o mandato.

A decisão do TSE favorece a aliados do senador Cid Gomes (PSB), incluindo sua irmã, a deputada estadual Lia Gomes (PDT). Com isso, os 14 deputados estaduais, titulares e suplentes, poderão seguir para o PSB, partido que Cid faz parte, ou outra legenda, promovendo uma redução na quantidade de parlamentares do PDT na Alece, reduzindo para quatro: Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho.

Entre os deputados autorizados a deixar o PDT sem o risco de perder o mandato estão Jeová Mota e Brunos Pedrosa, ambos bem votados na região dos Sertões de Crateús.

Postagens Relacionadas