A formação de chapas fortes para a disputa eleitoral para as câmaras municipais é exaltada por muitos candidatos à prefeitura como um trunfo também na campanha para o Executivo municipal.
No entanto, para 65% dos cearenses, o apoio do candidato a vereador a determinada candidatura majoritária não faz diferença na hora de definir o voto para a prefeitura. O dado é de pesquisa realizada pelo Instituto OPNUS e divulgada com exclusividade pelo Diário do Nordeste.
Os entrevistados foram questionados especificamente sobre a influência do apoio do “seu candidato a vereador”. Apenas 16% afirmaram que a indicação dele “aumenta muito” a chance de votar no candidato a prefeito sugerido. Outros 13% consideram que a indicação aumenta a chance de votar no candidato a prefeito, mas não tanto. Já 6% das pessoas disseram não saber ou não responderam o questionamento.
O levantamento foi realizado entre os dias 1° e 6 de agosto por meio de entrevistas pessoais e domiciliares. Foram entrevistadas 1,7 mil pessoas com 16 anos de idade ou mais em todas as regiões do Ceará. A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Devido ao arredondamento das casas decimais, a soma dos percentuais nas perguntas de resposta única pode variar de 99% a 101%.