Prefeitos de municípios do Nordeste estão se mobilizando para uma paralisação no próximo dia 30 de agosto, a fim de chamar atenção para dificuldades financeiras relacionadas à queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A iniciativa tem o apoio de entidades municipalistas da região. No Ceará, o movimento conta com respaldo da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).
Pelo menos 160 cidades cearenses devem aderir ao movimento. Nessa quarta-feira (23/8), ao menos 81 prefeitos cearenses estiveram reunidos na sede da associação, em Fortaleza, além de outros nove que participaram de forma online. O intuito da reunião era discutir a situação financeira dos municípios e deliberar sobre a mobilização da próxima semana.
Uma série de ações deve ocorrer, segundo a associação. “Os municípios irão decretar ponto facultativo em alusão à adesão ao movimento, com modelo de decreto a ser fornecido pela Aprece”, informou a associação. Também está previsto um momento dos prefeitos em Fortaleza, com local a ser definido, e ações de mobilização e sensibilização em cada município. A paralisação não afetará serviços essenciais prestados pelas prefeituras.
*Informações com o Povo