Pesquisar
Close this search box.

Indústria amarga queda de 6,28% e PIB do Ceará fica abaixo da média nacional em 2022

Indústria cearense amargou queda de 6,28% no ano passado, contra 1,6% de elevação do índice nacional no mesmo ano. O Ceará perdeu mais de 40 mil empresas do setor industrial nos últimos 5 anos.

O PIB do Ceará ficou abaixo da média nacional em 2022, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece). A indústria cearense amargou queda de 6,28% no ano passado, contra 1,6% de elevação do índice nacional no mesmo ano. O Ceará perdeu mais de 40 mil empresas do setor industrial nos últimos 5 anos.

O fechamento de grandes empresas como a Troller e Guararapes tem chamado atenção para o processo de desindustrialização no Estado. Os dados são da Junta Comercial do Ceará (Jucec) e inclui na conta empresas de todos os portes e naturezas jurídicas, incluindo empresários que também podem ser Microempreendedores Individuais (MEIs).

Dentre os três setores que compõem o PIB, o melhor desempenho no Ceará ficou com agropecuária, com crescimento de 7,70% em 2022, enquanto o índice brasileiro caiu 1,7%. Já o segmento de serviços apresentou resultado positivo de 1,92%, contra 4,2% no nacional. Contudo, o PIB cearense registrou recuo 0,70% no quarto trimestre, na comparação com igual período do ano anterior.

Em relação ao terceiro trimestre de 2022, a queda foi de 1,68%. A atividade de comércio deu uma contribuição tímida, mas ainda positiva, tendo registrado alta de 0,12% na mesma comparação. A atividade de transporte, armazenagem e correios registrou alta pelo segundo ano consecutivo, finalizando 2022 com crescimento de 6,12%. Já os serviços de alojamento e alimentação apresentaram um crescimento bem expressivo, de 16,81%.

*Revista Ceará

Postagens Relacionadas